Início     Sobre     Blog     Projetos     Contato    

Eliane Davila - Conteúdo | Inovação | Empreendedorismo

5 benefícios da Mentoria para Artistas

Muito se fala em Mentoria para o mundo dos negócios ou para quem deseja administrar melhor uma empresa. Mas e os artistas? Como ficam nessa história toda? A boa notícia é que artistas também precisam de mentoria, pois é preciso enxergar a carreira como uma profissão e um negócio. Por conta disso, eu trouxe 5 benefícios da mentoria para artistas que você deve saber hoje mesmo.

5 benefícios da Mentoria para artistas
5 benefícios da Mentoria para artistas

A Mentoria é um processo de ensino e aprendizado entre um mentor com experiência na área e um mentorado que procura refletir sobre sua carreira, iniciar um negócio novo ou buscar informações mais assertivas para a condução de sua vida ou seu empreendimento.

Esse processo traz incontáveis benefícios, tanto para quem compartilha o conteúdo quanto para quem aprende. Atualmente, o aprendizado por mentoria tem sido cada vez mais valorizado e os profissionais estão muito interessados em aprender com quem já trilhou um caminho muito parecido com o que eles desejam.

No meio corporativo e de negócios, muito se fala sobre mentoria e, cada vez mais, as pessoas estão interessadas em oferecer esse serviço ou pagar por ele.

Mas e no meio artístico? Será que a mentoria para artistas tem o mesmo impacto em suas carreiras? Quais são os benefícios desse aprendizado? Artista precisa de mentoria? Nós vamos descobrir tudo isso logo em seguida.

Artista precisa de mentoria?

Primeiramente, é necessário lembrar que qualquer pessoa interessada em crescer em sua atividade profissional deve pensar em realizar uma mentoria.

Quem leva a arte somente como um hobby também se beneficia da mentoria para poder aprimorar suas técnicas, mas quem vai ganhar muito com esse tipo de conhecimento são aqueles profissionais que desejam refletir sobre suas carreiras e negócios.

Foi pensando nisso que resolvemos discutir um pouco sobre o quanto a mentoria para artistas é importante e pode fazer toda a diferença para quem deseja ser reconhecido pelo seu trabalho com a arte. Veja abaixo quais são os benefícios da mentoria para artistas para quem deseja considerar buscar esse meio de aprendizado.

1 – Ampliação do conhecimento sobre a sua área

O artista também precisa estudar. E o estudo é o que vai permitir que ele aprimore suas técnicas e comece a produzir sua arte com maior qualidade, baseado em abordagens já desenvolvidas pelos que vieram antes dele.

Quem trabalha com arte sabe da importância de se atualizar o tempo todo e a mentoria para artistas pode ajudar.

Quando um artista escolhe um mentor ele tem o privilégio de desenvolver o seu dom com quem já trilhou um caminho que passou por esse obstáculo. 

O dom em si não é muita coisa se não for desenvolvido e a melhor maneira de fazer isso é aprendendo com quem pode te ensinar técnicas mais avançadas e te colocar em um lugar melhor para que você alcance outras fontes de conhecimento. A ideia é trazer autonomia para artista poder fazer escolhas mais conscientes em sua vida.

2 – Conexão com outros artistas

Quando um artista busca por uma mentoria ele tem o privilégio de entrar para um grupo com outros artistas que podem ajudar muito na evolução da sua carreira. Esse compartilhamento de ideias, experiências e perspectivas não vem somente do mentor, mas de todo o grupo de pessoas que ele pode te apresentar.

Portanto, fazer uma mentoria para artistas também é uma forma de entrar para o meio, ser reconhecido como um artista profissional e abrir as portas para que novas oportunidades possam aparecer e mudar a vida do mentorado.

3 – Amplia as perspectivas e melhora as referências 

O artista vive da criatividade alinhada a outros recursos. Essa criatividade nada mais é do que a combinação de suas referências, como bem diz o professor de criatividade Murilo Gun “nada se cria, tudo se combina”. Murilo frequentemente também costuma trocar o termo criatividade por “combinatividade”.

Portanto, é importante que o artista esteja sempre em busca de alimentar o seu repertório com inputs externos e isso também deve ser feito por meio da junção de novas perspectivas, como a de seu mentor ou de seus colegas de mentoria.

A função dessa alimentação de repertório é fazer com que o artista saia da sua bolha e experimente novas ideias além das que ele consegue imaginar.

4 – Aprende a lidar com o mercado 

Esse benefício é provavelmente um dos mais importantes no meio artístico. Muitos artistas desejam ser profissionais, aprimoram bastante sua técnica e produzem coisas excelentes, mas podem não ter tantas oportunidades do que aquele que soube lidar com o mercado em que atua.

Aprender sobre o mercado é saber fazer a gestão da sua carreira, conseguir criar e executar projetos de grande impacto, aprender sobre precificação, divulgação, criação de portfólio e até mesmo empreendedorismo, pois a sua arte é o seu negócio. Tudo isso pode ser pauta para uma mentoria.

O mentor também pode te indicar profissionais que vão facilitar o desenvolvimento da sua profissão, como um gestor de carreiras. Esse profissional está apto a te apresentar as tendências do mercado, como os NFTs que estão fazendo uma revolução no mundo artístico.

Não sabe o que é NFT? Nós te explicamos!

Os NFT (Non fungible token) são tokens não fungíveis que funcionam como um token digital especial criptográfico que representa algo único, como uma obra de arte pintada ou uma música. Um token criptográfico pode ser uma criptomoeda, como o famoso Bitcoin, mas um não fungível é aquele que não dá para ser trocado por algo igual porque não existe.

Os artistas estão cada vez mais interessados nesse tipo de arte, pois é uma forma de armazenar sua arte na blockchain, proteger-se contra pirataria e ao mesmo tempo comercializar o seu trabalho. Atualmente esse tipo de arte está fazendo muito sucesso e oferecendo a oportunidade de artistas divulgarem seu trabalho no mundo todo.

Se você quiser vender a sua arte dessa forma, por exemplo, vai precisar procurar profissionais especializados em arte digital que são capazes de mostrar casos práticos para transformar a sua obra em um NFT e comercializá-lo na internet.

5 – Acelera o desenvolvimento do artista

Por fim, devemos reconhecer que a mentoria para artistas é uma ótima forma do mentorado acelerar o seu desenvolvimento.

Portanto, fazer uma mentoria para artistas é cortar um pedaço do caminho, desviando-se de obstáculos que não precisam ser vencidos por não trazer benefício algum.
Gostou de saber sobre a importância da mentoria para artistas? Você como artista que quer se profissionalizar e viver da sua arte deve lembrar sempre de tratar sua carreira como um negócio e aprender a tomar boas decisões, a começar pelo aprendizado com quem tem experiência.

Contato


Capitalismo Consciente - Eliane Davila