Início     Sobre     Blog     Projetos     Contato    

Eliane Davila - Conteúdo | Inovação | Empreendedorismo

O mercado da arte digital em NFT no mundo

Você está por dentro sobre o mercado de arte digital NFTs pelo mundo? Sabia que é um mercado em expansão? O mercado de arte digital em NFT se mostra extremamente promissor e vem mudando a forma como as pessoas produzem e consomem arte pelo mundo.

Sabia que até bandas de rocks já lucram com as artes digitais? Isso é o que afirmam as bandas King os Leon e Megadeth. Além das bandas, outras formas de artes em NFT também já foram destaques pelo mundo como peças digitais, jogos de basquetes e até mesmo primeiro tweet da história.

O mercado da arte digital em NFT no mundo
O mercado da arte digital em NFT no mundo

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o meu novo artigo e fique por dentro dos mundo da arte digital em NFT. Assim, eu inicio dizedo que a tecnologia e o digital avançam de forma inimaginável a cada ano que passa, algo que surpreende até mesmo os entusiastas da tecnologia e pessoas que trabalham com o digital. 

Os NFTs representam mais uma dessas grandes inovações tecnológicas do mundo contemporâneo, assim como as criptomoedas, o metaverso e todo esse universo e ecossistema digital.

Hoje em dia, as pessoas já nascem imersas no digital, conectadas às redes sociais até mesmo antes de nascer com páginas já criadas pelos pais nas redes sociais. A interação digital e o consumo das redes tomaram proporções muito maiores e uma dimensão social expressiva.

O digital e a tecnologia influenciam hoje não só no dia a dia das pessoas e na praticidade de suas tarefas, mas também na forma como se comunicam com o outro, nas suas relações interpessoais, nos meios de trabalho, na economia, na sociedade e também na sua relação com a arte.

Sabendo disso, é possível observar que é justamente a junção dessas temáticas, em especial a tecnologia e a arte que deu origem às NFTs e às artes digitais. 

Afinal, assim como todos os aspectos da sociedade e do consumo, a arte está intimamente atrelada ao digital no mundo contemporâneo, pois ela reflete o comportamento, as ideias e os anseios da sociedade atual.

Quer entender mais sobre como funcionam os NFTs e como as artes digitais estão impactando o mundo? Separamos algumas ideias centrais sobre o tema, como ele funciona e quais seus impactos na economia.

O que é NFT?

NFT representa a sigla para “non fungible token”, ou seja, token não fungível. Ao contrário das outras criptomoedas como a bitcoin, os NFTs são intercambiáveis, itens que não podem ser substituídos, pois são completamente únicos.

Para entender melhor como funcionam os NFTs basta imaginar um selo de autenticidade digital que comprova e atesta itens como músicas, jogos, artes digitais, dentre uma infinidade de coisas. 

A relação dos NFTs com as artes é direta e íntima, pois são dois temas que carregam o valor e o significado máximo da exclusividade, que é subjetivo.

Os NFTs além de serem uma tendência mundial, são algo que atrai muitos artistas e entusiastas digitais que prezam pela autenticidade, assim como os colecionadores. 

As pessoas que colecionam itens específicos são exemplos de perfis que se interessam pelos NFTs, justamente por essa ideia de possuir algo que são mais do que raros no mundo, mas sim totalmente únicos.

Ter um NFT equivale a ter a escritura e a propriedade de um imóvel, sendo a pessoa a dona de um ativo intercambiável, singular e indivisível no mundo todo.

O sucesso dos NFTs no mundo

As obras digitais e os NFTS causam impacto para inúmeras áreas, desde a comunicação e o marketing até a cultura, o mercado de entretenimento e da arte.

A cada nova semana, há inúmeras novas artes digitais e NFTs valendo fortunas, artistas que estão se reinventando e se aventurando em novas formas de produzir arte e se relacionar com ela de uma forma diferente, mais digital e interativa.

Músicos e bandas como o Kings of Leon e Megadeth também experienciaram o mercado de NFTs com versões exclusivas de álbuns e peças digitais, arrecadando mais de 2 milhões, como foi o caso da banda Kings of Leon.

Além da música, jogos de basquete com lances do Lebron James também foram vendidos como NFT, assim como o primeiro tweet da história, feito pelo Jack Dorsey, CEO do Twitter.

O conceito por trás do sucesso dessas NFTs e o alcance das obras digitais no mundo é um reflexo das demandas sociais e de comportamento presentes no mundo contemporâneo. 

O digital revolucionou a forma como as pessoas vivem, consomem e apreciam a arte. E os NFTs trouxeram uma nova perspectiva de exclusividade que está em outro patamar.

Blockchain e os NFTs

O blockchain é traduzido para o português como “cadeia em blocos” e é por meio do blockchain que opera a tecnologia dos NFTs, assim como as outras criptomoedas. Esse sistema funciona basicamente como um livro-razão ou um livro contábil digital.

Por ser extremamente seguro e inviolável, o blockchain foi desenvolvido justamente para evitar violações e roubos, algo que acontece com frequência nos ativos fora do ambiente digital.

Por meio da tecnologia do blockchain, é possível fazer transações de valores digitalmente, além de ser o facilitador no registro de posse dos NFTs.

Dentre as principais vantagens do blockchain estão a segurança, a confiabilidade e a sua eficiência, algo que não é encontrado em nenhum outro sistema. Dessa forma, todas as transações são registradas permanentemente, ou seja, não podem ser alteradas ou excluídas.

NFT na mira dos investidores

No início, quando surgiram os NFTs, eles eram vistos pelos investidores como algo inválido e excêntrico. Hoje em dia, a ideia do excêntrico ainda permanece para alguns, porém, a sua validade e autenticidade foram itens mais do que comprovados ao longo dos anos.

Apesar de ter chegado “tímido” no mercado financeiro, o NFT já configura uma tendência e está na mira dos investidores mais atuais e antenados. 

Que o ecossistema das criptomoedas são grandes potenciais lucrativos todo mundo sabe, porém é preciso destacar os NFTs como uma das grandes oportunidades lucrativas do momento, mais do que qualquer outra criptomoeda.

O fato é que as moedas digitais estão causando uma revolução também no mercado financeiro, pois viabilizam coisas inimagináveis no mundo físico como, por exemplo, a durabilidade eterna de um ativo.

Dentre os principais tokens que estão na mira dos grandes investidores, o setor de games se destaca como um dos grandes responsáveis pelas negociações de NFTs nos últimos meses.

Alguns jogos em NFT como o “Axie Infinity” movimentaram a economia, pois os jogadores treinavam e vendiam seus personagens dentro do jogo. 

Conclusão

Apesar das grandes vantagens dos NFTs, o tema ainda segue em especulação por artistas, empresários, investidores e entusiastas digitais. Alguns artistas apontam para a restrição das artes digitais, colocando os idealizadores das obras como promotores de tokens mais do que artistas.

Em contrapartida, muitas pessoas visualizam grandes oportunidades com a tendência dos NFTs, principalmente os músicos que poderão lucrar muito mais ao evitar as gravadoras e oferecer materiais exclusivos fora dos streamings tradicionais.

Assim como toda nova invenção, os NFTs estão protagonizando uma nova onda no mundo das criptomoedas e são pauta de vários debates atuais, seja no mercado das artes, do marketing e até mesmo na sociedade como um todo. Por fim, é importante visualizar os NFTs para além da sua inovação e sua funcionalidade, mas sim como uma nova revolução digital que promete transformar o mercado em sua totalidade e gerar inúmeras oportunidades de lucro.

Contato


Capitalismo Consciente - Eliane Davila