Início     Sobre     Blog     Projetos     Contato    

Eliane Davila - Conteúdo | Inovação | Empreendedorismo

ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

World Earth Day Concept. Green Energy, Renewable and Sustainable Resources. Environmental and Ecology Care. Hand Embracing Green Leaf and Handmade Globe
World Earth Day Concept. Green Energy, Renewable and Sustainable Resources. Environmental and Ecology Care. Hand Embracing Green Leaf and Handmade Globe

Hoje eu quero trazer pra vocês um assunto muito importante que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da agenda 20-30

Um resumo muito breve do que é ESG. É a sigla para Envoirnment, Social e Governance. São pautas que direcionam um negócio para que ele se torne sustentável, em todos os sentidos.

As empresas comprometidas com o ESG estão mais alinhadas com o futuro e essa postura tem sido decisiva até na valorização de ações

Enquanto o ESG existe mais com uma premissa, um guia, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável trazem uma linguagem mais empresarial, que são as metas. Isso mesmo, os ODS vêm para apontar aonde queremos chegar.  

Mas da onde veio isso, né? 

Os ODS foram definidos pela ONU. Eles são 17 objetivos a serem atingidos na “Década da Restauração de Ecossistemas”, que vai de 2021-2030, por isso agenda 20-30.

Podemos pensar na agenda de tarefas do nosso trabalho, que também aponta as metas que precisam ser atingidas em um determindo período. 

A “Década da Restauração de Ecossistemas” é uma convocação para proteger e revitalizar os ecossistemas em todo o mundo. Não adianta só falarmos em quanto a sustentabilidade é importante se não sabermos o que é preciso ser feito realmente, não é mesmo?

Eu não vou ler aqui todos os objetivos, mas eles abrangem as dimensões economica, social e ambiental.

Tanto empresas, quanto governos, instituições e pessoas podem atuar em benefício dos 17 ODS.

No entanto, eles estão divididos em 3 esferas, o que nos ajuda a direcionar nossas ações com mais foco em determinados objetivos.

Como vocês podem ver, existem metas ligadas a Biosfera, a Sociedade e a Economia. Lá no topo está o ODS 17, que são Parcerias e meios de implementação. Ele fala sobre essa necessidade de interligar todos os ODS, pois eles funcionam justamente de forma integrada. 

Não basta só as empresas atuarem nos objetivos, também não basta só os governos engajarem, da mesma forma que só a sociedade civil também não consegue atingir as metas. É preciso trabalhar de forma integrada, unificada e global. 

É por isso que os ODS são tão importantes, porque eles levam todos para o mesmo lugar a nivel global.

Tá Eliane mas como eu faço para contribuir?

Como eu sei qual objetivo está ao meu alcance ou da minha empresa? 

O Capitalismo Consciente aponta para o ODS Zero o ponto de partida de cada um para contribuir com a agenda 20-30. Então antes mesmo de começar a agir, é interessante buscar definir o seu ODS Zero, ou de sua empresa.

Eu mesma já fiz esse estudo pessoal, ligado aos meus propósitos, meus valores e minha atuação profissional para entender qual era meu ODS Zero. No meu caso, estou mais posicionada ali nos objetivos 4, Educação de qualidade, e 5, Igualdade de gênero.

Faça você também um estudo sobre os seus valores pessoais e tente buscar pelo menos uma ODS para ajudar a melhorar o nosso mundo.

Assista aos vídeos sobre sustentabilidade

ELIANE DAVILA DOS SANTOS
Doutora  em Processos e Manifestações Culturais
Administradora de Empresas – CRA RS- 016707 Mentora de Negócios e CarreirasEmbaixadora Certificada do Capitalismo ConscienteColíder da Filial-RS do Capitalismo Consciente

Contato


Capitalismo Consciente - Eliane Davila