Como Vender Arte Digital em NFT?

Nesse guia fácil e simples, você vai aprender como vender arte digital em NFT usando algumas plataformas específicas. Se você não sabe como publicar sua arte digital em sites de vendas ou leilões, continue lendo esse post. Desde o cadastro até a publicação de sua arte NFT, aqui você irá aprender tudo para iniciar.

Com o grande crescimento das plataformas especializadas, cada vez mais, artistas estão mostrando interesse em vender suas obras na Blockchain. Porém, algumas etapas podem ser difíceis para quem não está atuando na área. Esse guia irá mostrar o passo-a-passo para vender sua arte digital no Opensea.

Vender Arte Digital em NFT em Sites Confiáveis

Existem muitos marketplaces para artistas venderem suas obras digitais. Ao longo desse post, eu irei listar alguns dos melhores sites. Antes de iniciar, eu presumo que você já sabe o que é NFT, pois seu interesse agora é vender arte digital online. Caso não saiba, confira um post que explica de forma bem fácil esse conceito – https://www.elianedavila.com/arte-digital-nft/ .

Basicamente, as obras serão vendidas em Blockchain e são oferecidas de forma limitada ou de acordo com sua preferência. Isso define a teoria dos tokens não fungíveis (NFT). Um artista pode publicar uma obra digital que tenha somente 5 exemplares. Ainda, o artista pode definir royalties para que receba um percentual de cada venda futura. Por exemplo, um comprador recebe o direito sobre a obra e pode revender no futuro. O artista continua ganhando um percentual sobre essas vendas.

A possibilidade é enorme quando se fala em arte em NFT. Essa oportunidade acolhe todos os tipos de artistas incluindo desenhistas, artista plásticos, fotógraf@s, quem trabalha com animação digital, produz poemas, música, etc.

Caso não conheça ainda todas as possibilidade, leia o post “Quais as aplicações de arte em NFT

Existem uma grande variedade de sites para vender arte digital e você poderá encontrar mais detalhes em uma listagem abaixo. Nosso foco inicial será o site Opensea que é conhecido por ser o maior marketplace de arte em NFT.

Como Vender Arte Digital em NFT no Opensea

Nessa seção, você vai aprender o passo-a-passo para deixar sua conta pronta para vender sua arte online. Tudo inicia com seu cadastro no site Opensea e segue com o upload de sua coleção, e cadastro do contrato digital (smart-contract) na Blockchain para vender sua primeira arte. Vamos aos passos:

1 – Cadastro no site Opensea

Para essa estapa, você deve ler nosso post “Como se Cadastrar no Opensea” que já está bem detalhado. Clique no link para seguir os passos. A página irá abrir em uma nova janela para facilitar o retorno para esse post.

Entre aqui: https://www.elianedavila.com/comprar-arte-em-nft-no-opensea/

2 – Criar sua Coleção de Arte

Após concluir seu cadastro, você irá ver sua página inicial com duas opções: Explore e Create. O primeiro passo para divulgar seu trabalho é criar sua coleção. Clique em “CREATE” nas etapas abaixo para iniciar

Tela inicial do Opensea - Clique em CREATE para fazer sua coleção de arte
Tela inicial do Opensea – Clique em CREATE para fazer sua coleção de arte
Vender arte digital online no Opensea
Vender arte digital online no Opensea - cadastro da coleção
Vender arte digital online no Opensea – cadastro da coleção

Nesse ponto, você pode fazer seu cadastro da sua primeira coleção.

Name: Digite o nome da coleção de forma fácil e usando termos que a identificam.

Description: Descreva em detalhes o tipo de trabalho e o que as obras nesse coleção incluem.

Logo: Suba uma imagem bonita, que chame a atenção de sua área de coleção.

3 – Incluindo seus Trabalhos no site

Agora que você têm sua coleção pronta, você pode começar a incluir seus trabalhos. Nesse ponto, a sua coleção de arte será somente para mostrar seu trabalho. Suas obras ainda não estarão a venda em NFT. Nessa etapa, você irá fazer uma galeria, onde as pessoas poderão conhecer seu trabalho.

Tela de cadastro da Arte: Cadastrar arte para vender no Opensea
Tela de cadastro da Arte para vender no Opensea

Antes de listar seu primeiro NFT, vale a pena deixar seu espaço mais personalizado. Para isso, você pode adicionar um banner que irá ficar em destaque em suas páginas que mostram suas coleções.

Na aba “Payouts” você poderá ver a listagem de pagamentos das vendas secundárias, caso você definiu receber royalties quando algum comprador re-venda seus trabalhos.

Ao clicar em “VISIT”, você irá ver sua listagem publica, como ela irá ser mostrada no site de fato.

O cadastro de seu trabalho irá ficar dessa forma:

A listagem de seu trabalho no site Opensea irá ficar nesse estilo:

Note o botão “SELL” (em azul) no topo dessa tela. Para finalmente listar seu NFT para venda, clique em Sell. Selecione o preço ou se deseja vender por leilão. Clique em “Post Your Listing” e siga as instruções em sua carteira Ethereum.

Se essa for sua primeira vez vendendo NFT no site Opensea, você irá ter que pagar uma taxa de gas (gas fee) antes de listar seu trabalho na blockchain.

Essa transação irá criar um contrato inteligente (smart contract) para sua carteira. Esse custo é alto mas você precisa pagar somente uma vez.

Caso você queira listar seus itens em outra criptomoeda, como Bitcoin, você também irá precisar desse token mas a taxa será com certeza muito menor.

Essa taxa é paga somente na primeira vez que você colocar algum NFT para vender.

Ao colocar seus próximos trabalhos para venda, você não terá mais custos pois seu smart contract na blockchain ethereum já está pago.

Vender NFT no Opensea

O processo de cadastro do seu primeiro trabalho para vender no Opensea é bem simples. Creio que a etapa mais difícil seria fazer seu cadastro pessoal para usar essa plataforma.

O único desafio agora, seria pagar a taxa em Ethereum para sua primeira listagem. Mas, seguindo os passos do site, você irá conseguir finalizar o cadastro de sua arte nesse marketplace poderoso de NFT.

Tela para vender NFT no site Opensea
Tela para vender NFT no site Opensea

Essa é a tela para concluir o cadastro do seu NFT para vender online na plataforma. Vamos analisar alguns dos ítens que você irá preencher nessa tela:

  • Set Price

Nesse caso, você irá vender seu trabalho a um preço fixo. Inclua o preço no ítem “Price“. A opção “Include Ending Price” permite que o site baixe o valor da sua arte até o limite especificado aqui, para vender mais rápido.

  • Highest Bid

Nessa tela, você irá configurar sua arte para ser vendida em leilão. No ítem Minimum Bid, você informa o lance mínimo. No Reserve Price, você estipula o valor mínimo para fechar a venda.

De Olho nas Taxas para Vender Arte Digital em NFT

Na parte final dessa tela, você irá notar algumas taxas que serão deduzidas quando seus trabalhos serem vendidos. Vamos analisar essas taxas e para finalizar vou lhe dar uma dica para vender seu NFT mais rápido.

O campo “Fees” mostra o percentual que será deduzido da sua venda. Essa taxa somente será cobrada quando você vender algo. Se sua venda for $100, o site irá deduzir $2,5.

Uma dica boa para vender sua arte NFT é prestar a atenção no campo Bounties. Esse campo é configurado em 1%, mas pode ser atualizado para até 2.5%.

O campo Bounties é a comissão que você irá pagar para os afiliados da Opensea que recomendam e vendem seus trabalhos.

Quanto mais alta essa comissão de afiliados, mais chances você terá de vender sua arte, pois a comissão para esses blogs serão maiores.

Muitos artistas tendem a deixar essa comissão em 1% e outros tentam até mesmo tirar.

Minha recomendação é colocar esse percentual no máximo (2.5%) o que irá fazer que os blogs parte do programa de afiliados da Opensea coloquem sua arte em destaque para vender.

Um bom início para vender arte digital

Esse post já lhe deu uma boa idéia do processo de vender arte digital em marketplaces especializados. Aqui mostrei todo o processo que deve ser utilizado no site Opensea.

Existem muitas outras opções, mas isso é assunto para um post futuro. Agora, faça seu cadastro no site Opensea e comece a explorar o maior marketplace de arte digital do mundo.