Como se cadastrar e comprar arte em NFT no Opensea?

Você tem interesse em comprar ou vender arte em NFT? Nesse post irei explicar, de forma muito fácil e acessível, como você pode fazer seu cadastro no site Opensea. O site é o maior e mais famoso marketplace para arte digital. Quer saber como se cadastrar e comprar arte em NFT no Opensea? Continue lendo e aproveite as dicas.

Para facilitar ainda mais o processo, o link do Opensea abre , em uma nova janela, contribuindo para que você possa retornar a esse post para verificar as etapas do cadastro que incluem explicação e fotos das telas para você seguir e não se perder no processo.

Veja aqui alguns livros interessantes sobre Arte Digital!

Como se cadastrar no site Opensea? O cadastro não é tão simples o quanto parece, pois você deve ter uma carteira Ethereum e fazer a ligação entre os dois ) plataforma e moeda). Mas, não se preocupe, aqui nesse post, você irá seguir o passo-a-passo para fazer seu cadastro e começar a explorar o universo das artes digitais em NFT.

Não esqueça de verificar os posts anteriores sobre arte em NFT, que incluem o conceito básico e alguns exemplos de aplicações. Agora, está na hora de iniciar a prática. Vamos fazer o cadastro na Opensea e explorar os tipos de arte que o site oferece possibilitando também, que você cadastre seus trabalhos para vender nessa plataforma.

Se ainda não estiver por dentro do assunto, visite o post que explica “O que é NFT” ( https://www.elianedavila.com/arte-digital-nft/ ).

Ao final desse post, você terá seu cadastro feito e irá saber como comprar arte em NFT no Opensea.

Como fazer o cadastro no Opensea

Entre no link do site – https://opensea.io/?ref=0xb21f7cd7b4e81ae9f4674f2c3bfef228e33514b1

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO SITE OPENSEA

(O site irá abrir em uma nova janela o que facilita para você acompanhar o passo-a-passo do cadastro)

1 – Início: se cadastrar no Opensea

Na primeira tela do site, clique em CREATE para iniciar o processo de fazer seu cadstro.

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

2 – Fazer uma carteira Ethereum

Você precisa de uma carteira Ethereum para usar o site, por isso, nessa etapa você tem a opção de fazer uma ou usar a que você já possui. Se você não tem experiência nessa área, siga as sugestões do site:

Clique em GET META MASK

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

3 – Instalar a carteira Ethereum no Chrome, iOS, ou Android

Nessa etapa, você deve escolher onde está instalando sua carteira Ethereum. No seu computador, use o navegador Chrome. Para celular, escolha caso seu dispositivo for iOS (Apple) ou Android (Samsung, etc.).

Clique na opção desejada: Chrome, iOS, ou Android

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

4 – Finalizar a instalação da carteira Ethereum

Clique em Install MetaMask for Chrome

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

5 – Sua senha de acesso – Proteger sua carteira Ethereum para usar na Opensea

Essa etapa é muito importante. O site irá gerar 12 palavras secretas que você deverá guardar. Essa sequência de palavras é indispensável para recuperar sua carteira ETH caso você perca sua senha.

Clique em “YES, LET’S GET SET UP!”

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

6 – Faça uma senha de acesso

Nessa etada você deve definir sua senha de acesso. Lembre-se que essa senha é para a carteira Ethereum que será ligada ao site Opensea.

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

7 – Aceite os termos de uso

Clique em “I AGREE”

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

8 – Ligar a carteira Ethereum com o site Opensea

Nesse ponto, você já tem sua carteira Ethereum pronta e agora precisa fazer a conexão dela com o site Opensea.

Clique em NEXT

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

9 – Finalizar o link entre a carteira ETH e o site Opensea

Clique em CONNECT. Lembre-se que a carteira ETH é fundamental para você poder comprar arte em NFT no Opensea.

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

10 – Informe seus dados do perfil no Opensea

Nesse ponto, você já têm tudo pronto para iniciar. Faça seu perfil de usuário: escolha um nome de usuário, escreve sobre você, inclua uma foto de fundo e foto do perfil.

Comece a explorar o site Opensea!

Como fazer o cadastro no Opensea - arte digital NFT

Nesse ponto, tudo está certo com o seu cadastro e você poderá iniciar a navegar pelo site e conhecer mais os vários tipos de arte que estão disponíveis.

Como usar o site Opensea?

O site é muito fácil e possui uma navegação bem amigável. Existem várias categorias e opções para você filtrar o tipo de arte que deseja ver.

Você pode usar a barra de buscas e pesquisar algum termo que tem interesse. Por exemplo, busque por Natureza ou Nature. Use termos em inglês para acessar uma variedade maior dos trabalhos.

No menu “BROWSE“, você poderá usar alguns filtros para bucar um determinado tipo de arte digital. As categorias principais são:

  • Art,
  • Domain Names,
  • Virtual Worlds,
  • Trading Cards,
  • Collectibles,
  • Sports,
  • Utility

Nas caixas drop-down, você poderá buscar ítens únicos ou sem limites e aplicar filtros de diversas configurações: mais caros, mais baratos, mais visualizado, mais favoritado, novos ítens, etc.

Como se cadastrar e comprar arte em NFT no Opensea?
Página inicial do site Opensea – o inicio para explorar arte digital em NFT

Clique em “EXPLORE” para ter uma visão mais ampla do que o site oferece. A partir daí, você poderá usar a barra de navegação, busca interna do site ou simplesmente explorar todas as seções para se familiarizar.

O layout e navegabilidade é muito amigável. Em poucos minutos você irá entender como o site funciona e como explorar as seções de diferentes tipos de arte em NFT.

Você pode “favoritar” as artes que mais gostou enquanto navega pelo site. Para fazer isso, você precisa entrar com sua senha – aquela criada no passo 5 do nosso manual de como usar o site Opensea.

Encontre o ícone de seu perfil, no canto superior direito. Clique no ícone, e o site irá solicitar sua senha para autenticar sua sessão. Nesse momento, você poderá a montar sua coleção de favoritos.

Eu gosto de usar essa função justamente para montar uma coleção das artes que mais gosto, para então decidir qual seria a melhor para comprar.

Para acessar sua coleção de arte ,nos favoritos, você precisa clicar no ícone de seu perfil ( o mesmo para entrar com a senha de acesso). Uma das abas disponíveis é a “Favorites“. Alí, você irá encontrar toda sua coleção.

Como comprar arte em NFT no Opensea?

Antes de comprar, você precisa ter a moeda que é utilizada no site: Ethereum. Você pode comprar essa criptomoeda com seu cartão de crédito, para assim, ter fundos para comprar arte digital no Opensea.

Caso você já tenha ETH, poderá transferir para sua carteira MetaMask.

Para comprar Ethereum com cartão de crédito, você deve localizar o ícone da carteira ETH, que está localizado ao lado do seu ícone de perfil.

Clique no ícone da carteira, e clique em “ADD FUNDS“. Escolha a forma que deseja depositar.

  • Buy with card: compre ETH usando seu cartão de crédito. O depósito mínimo é R$200.
  • Deposit from an Exchange: caso você tenha ETH ou outra criptomoeda, poderá usar essa opção. Assim, terá que enviar ETH para o endereço informado.

O processo da sua primeira compra usando cartão de crédito terá algumas etapas extras, que na próxima compra não serão necessárias. O site Opensea utiliza o sistema MoonPay.

Em sua primeira compra com cartão de crédito você terá que fazer seu cadastro completo e verificar sua identidade e endereço enviando fotos de documentos. Esse processo é somente antes de sua primeira compra. Após isso, tudo será mais rápido e integrado ao site Opensea.

Com certeza, a maneira mais rápida é enviar ETH de outra carteira, mas caso você não tenha essa moeda, esses passos serão necessários para ter uma conta segura.

Para comprar com cartão de crédito, você deve seguir os passos:

  • Estar com uma sessão autenticada no site opensea
  • Permitir que a carteira MetaMask se conecte com o processador de cartão de crédito
  • Verificar o código de segurança enviado em seu e-mail
  • Seguir as instruções para a compra (nome, endereço, nascimento)
  • Enviar cópia de um documento (passaporte ou identidade nacional)
  • Enviar cópia de um comprovante de endereço
  • Enviar uma selfie (conferência da foto do passaporte e sua selfie)
  • Aguardar sua conta ser aprovada
  • Usar seu cartão de crédito para comprar ETH

Após receber a aprovação de seus dados, o sistema irá permitir que você compre Ethereum com seu cartão de crédito.

Assim, você terá o saldo em ETH em sua conta disponível para comprar arte digital no site Opensea.

Com isso, você poderá comprar qualquer arte que esteja dentro do limite de valor que você depositou.

Como comprar arte em NFT no Opensea?

Ao decidir comprar alguma arte, você deve clicar no trabalho desejado. Você irá ver a arte, o preço atual em ETH e em dólar. Clique em “BUY NOW” para comprar.

No caso de ter fundos em sua conta, simplesmente confirme e pronto – você já possui a propriedade da arte.

O processo inicial de compra é um pouco burocrático se utilizar cartão de crédito. Lembre-se que se você possui alguma outra criptomoeda (Bitcoin, BitcoinCash, Litecoin, etc), você também pode trocá-las por Ethereum em uma exchange ou na própria carteira que você possui.

Espero que esse post lteha lhe ajudado a conhecer as etapas necessárias para comprar arte em NFT no Opensea. Agora, volte ao site e comece sua coleção de arte digital!

Por que comprar arte digital em NFT?

Qual o motivo de comprar arte em NFT? Qual é o perfil dos compradores? O motivo de comprar é muito simples. Se você gosta de arte ou é um colecionador/investidor, você irá ter toda a segurança da autenticação de suas obras por meio de um contrato inteligente registrado na blockchain.

Atualmente, quem compra arte em NFT é na sua maioria colecionadores de arte digital e investidores. Lembre-se que a arte que você compra pode se valorizar com o tempo, principalmente se @ artista se tornar mais famos@ ou a arte se tornar rara.

Artistas tradicionais estão iniciando sua jornada produzindo arte digital. A possibilidade de bons investimentos com trabalhos de artistas já conhecid@s é muito clara. Essa é a nova forma de apreciar e possuir arte e está sendo muito utilizada principalmente pela nova geração de colecionadores.

Se você é do tempo que precisa ter um quadro exposto em sua sala, saiba que existem possibilidades de você fazer isso com obras digitais. Uma impressão em alta-qualidade ou um tablet para obras com animação seria uma boa idéia. Mas isso é assunto para um próximo post.