Início     Sobre     Blog     Projetos     Contato    

Eliane Davila - Conteúdo | Inovação | Empreendedorismo

Mentoria e Educação: uma abordagem de ensino

Hoje eu quero conversar com vocês sobre um assunto um pouco diferente do que tenho trazido aqui no Blog , mas que ainda está interligado.

Eu te convido para parar por um momento agora e pensar como a está a educação no contexto de hoje. Cada um vai ter um contato diferente com a educação, mas existem alguns aspectos que são gerais relacionados ao essa área.

Por exemplo, no contexto de pandemia e até hoje, um dos grandes desafios é o ensino a distância. Não que ele seja bom ou ruim, mas é um formato de educar que a gente ainda tinha explorado pouco até então. O contato com o aluno é diferente e até a nossa forma tradicional de medir o ensino, como as famosas provas e avaliações diversas, acabam não se adequando a esse formato online. 

Falando em online, toda nossa forma de consumir conteúdo mudou. Hoje podemos aprender coisas acompanhando pessoas nas redes sociais. No ensino acadêmico, muitas coisas evoluíram com a facilidade de acessar materiais e fazer pesquisas, e muitas outras coisas foram repensadas também.

Diante de tudo isso, nosso mundo como um todo se tornou muito complexo, incluindo nossa forma de ensinar e aprender. Vivemos hoje uma realidade completamente diferente de 20, 30, 40 anos atrás.

Antes, as práticas pedagógicas tinham uma visão muito fatiada do ensino. Isso no contexto atual perde o sentido e acaba afastando as pessoas da educação. Quando falo afastar não digo presencialmente, digo de interesse mesmo. Em uma sala de aula, presencial ou online, quantos alunos estão de fato presentes e conscientes do conteúdo estudado?

É a partir dessas reflexões que um estudo de Morris et. al, feito em 1981, com diretores de 16 escolas em Chicago, cunhou o termo Insubordinação Criativa. O estudo definiou objetivo do termpo como:

Porque, “é a ação de atrever-se a criar, a ousar, a questionar e buscar novas respostas, a partir de caminhos inusitados.” Chiquetti, Davila, Silva (2021)

A Insubordinação Criativa é isso, repensar nossos modelos de ensino a partir da criatividade e da inovação, respeitando a ética e o contexto em que a educação está sendo exercida. É sair do “lugar comum“.

Mas como os educadores podem fazer isso? Que caminho seguir? 

Eu e meus colegas…. estreamos a Insubordinare, um grupo de pessoas que aliam experiência, tradição e modernidade na hora de ensinar. Agora nós queremos dividir isso com outros educadores e difundir a Insubordinação Criativa.

Nós queremos abastecer a pratica de ensino dos educadores com abordagens pluridisciplinares e inovadoras. Assim, eles podem ensinar com responsabilidade e criatividade, trazendo soluções para os problemas atuais. 

A Insubordinare trabalha com formações, workshops e treinamentos e eu tenho um convite especial para você.

Acesse o LInk do Curso Mentoria e Educação: uma abordagem de ensino e desccubra como colocar a mentoria dentro das suas práticas pedagógicas insubordinando criativamente.

Mentoria e Educação: uma abordagem de ensino
Mentoria e Educação: uma abordagem de ensino

O Curso está com um custo promocional até 10.08.22 e queremos muito que vocês participe com a gente. Curso online assícrono.


Contato


Capitalismo Consciente - Eliane Davila