Início     Sobre     Blog     Projetos     Contato    

Eliane Davila - Conteúdo | Inovação | Empreendedorismo

O que é mentoria? Por que ela pode ajudar minha carreira e meu negócio?

A mentoria tem um valor inestimável no mundo dos negócios, você sabe por quê? Eu te conto! Saiba mais sobre o que é mentoria, suas vantagens, e como escolher seu mentor de carreiras ou mentor para sua empresa.

O que é mentoria? Por que ela pode ajudar minha carreira e meu negócio?
MeO que é mentoria? Por que ela pode ajudar minha carreira e meu negócio?ntoring Coaching Tutor Guiding Helping Concept

Uma das lições mais importantes que todo profissional deve aprender é que o melhor jeito de buscar conhecimento para chegar mais longe é por meio das experiências de quem já chegou lá.

A experiência é um dos melhores conteúdos de aprendizado, feitos por quem viveu na pele as consequências e benefícios de trilhar um certo caminho.

Tudo isso pode ser feito por processos de mentoria, que além de benefícios para uma carreira profissional, ainda pode trazer muitas vantagens para as empresas e negócios. Se você ainda não conhece o que é mentoria e qual o seu poder, vai gostar muito de aprender o que ensinaremos agora.

O que é Mentoria?

A mentoria é um encontro que tem o objetivo de compartilhar experiências e conhecimento prático de mentores para mentorados.

Ela também serve como reforço para que o mentorado reforce os conhecimentos utilizados no dia a dia, aprendendo de uma nova perspectiva, que é a visão de quem já vivenciou aquilo que ensina.

No campo das carreiras, a mentoria tem o objetivo de trazer aos mentorados uma visão mais clara sobre o seu caminho e proporcionar  uma visão mais prática e real do que lhe espera.

Já para empresas, o objetivo pode ser repassar ao mentorado aquilo que o mentor vivenciou com êxito na sua experiência profissional, para que haja, além de tudo, um alinhamento de ideias, valores e objetivos em busca de bons resultados.

Em síntese, por meio dos diversos tipos de mentoria, a ideia é sempre elevar o nível de conhecimento do mentorado para que ele possa buscar mais autonomia e protagonismo em sua vida em todas as dimensões do ser humano.

As vantagens da Mentoria

É importante que você entenda o que uma mentoria pode fazer tanto para uma empresa quanto para a carreira de um profissional. Abaixo fizemos duas listas para que você conheça as vantagens em cada caso.

Para carreiras

  • Diminui a curva de aprendizagem
  • Esclarece as dúvidas sobre o caminho a seguir
  • Permite aprender com erros dos mentores
  • Reforça o desenvolvimento pessoal
  • Aumenta o conhecimento prático
  • Aprendizagem adaptativa, respeitando os limites do mentorado
  • Ajuda o profissional a alcançar objetivos mais claros

Para empresas

  • Acelera os resultados da empresa
  • Capacita e alinha colaboradores
  • Descobre e desenvolve talentos
  • Gera oferta de bons profissionais
  • Diminui custos por erro

No geral, a mentoria pode trazer muitos benefícios de curto a longo prazo. Para isso, é preciso escolher bons mentores que sejam capazes de passar adiante seus conhecimentos que fizeram a diferença em sua carreira. Sugiro também a leitura do meu texto sobre porque os empreendedores buscam a mentoria de negócios.

Como procurar mentores no mercado

Para os profissionais que estão de olho nos benefícios da mentoria, pode ser interessante procurar por programas disponíveis no mercado ou até mesmo sugerir a criação de um programa na empresa que trabalha.

O colaborador pode buscar ajuda de seus gestores e conversar sobre a importância e benefícios da mentoria dentro das empresas. Já para outros profissionais e futuros empreendedores, pode ser interessante procurar por mentores que estão produzindo conteúdos na web.

A partir daí, é necessário selecionar os mentores e descobrir quais serão interessantes para essa jornada. Portanto:

  • Verifique a reputação dos mentores
  • Procure mentores certificados
  • Veja sobre seus resultados e sua carreira
  • Confirme se há possibilidade de mentoria

Muitos mentores costumam divulgar suas mentorias em suas páginas nas redes sociais ou em seus sites. Na maioria dos casos, as seções podem ser apenas em um encontro ou em várias seções para solucionar a demanda do mentorado ou de sua empresa. Cada caso, é um caso!

Como construir uma mentoria na empresa

Uma empresa que se preocupa com o seu crescimento e formação de seus profissionais, também busca descobrir e qualificar novos talentos pode criar um programa de mentoria que vai ajudar muito no processo. Criar uma mentoria não é muito difícil, mas é necessário fazer algumas definições para o programa. Veja mais abaixo.

Definir quem será o responsável pelo programa

O responsável pelo programa é o líder que vai estruturar as seções, supervisionar as mentorias e analisar as métricas dos resultados e planos de curso.

Sua função é ser o facilitador principal que vai auxiliar os mentorados a terem autonomia para resolverem os problemas e dar sugestões para os demais. Este profissional pode ser um gestor da empresa ou algum profissional qualificado do RH.

Definir os mentores de cada área

Os mentores são como os professores ou facilitadores da aprendizagem. Para defini-los é preciso que o gestor tenha consciência de quais são os profissionais que podem auxiliar os outros colaboradores na empresa, se eles possuem realmente possam ter disponibilidade para exercer este papel.

Neste caso, é preciso analisar com cuidado cada área, além de escutar também os superiores desses candidatos para conhecê-los melhor.

Definir os mentorados

Os mentorados serão aqueles que precisam de um guia dentro da empresa. Dentre eles, podemos destacar os novos colaboradores que precisam de uma estrutura de onboarding, profissionais que estão mudando de cargo e até mesmo aqueles que apresentam potencial, mas não estão oferecendo bons resultados.

Definir como será feito todo o processo

O processo deve ser bem claro para que os mentorados tenham um programa que realmente seja produtivo.

Por isso, é importante definir um número de horas da mentoria quando isso poderá ser feito e quais os formatos utilizados, como por exemplo, reunião via vídeo conferência, palestras, materiais didáticos, reuniões presenciais ou até mesmo acompanhamento do trabalho.

Conclusão

A mentoria é um processo de compartilhamento de conhecimento que diminui muito o tempo de aprendizado e auxilia os profissionais a serem mais autônomos, inspirados por bons exemplos. Esse processo também é bom para o mentor que está sempre reforçando aquilo que o faz chegar mais longe. Além disso, é um momento de exercício de escuta ativa do mentor para com o mentorado. A partir dessa escuta mais plena, o mentor poderá proporcionar reflexões importantes para o mentorado pensar sobre sua carreira e ou seu negócio. Sugiro também acessar meu texto sobre o processo de escuta

Portanto, se você é um profissional, é importante procurar formas de ser mentorado, sugerindo um programa para sua empresa ou procurando por profissionais certificados no mercado. Para os donos de negócio, é importante abraçar os benefícios que essa qualificação de colaboradores trará do curto ao longo prazo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é mentoria e qual sua importância? Compartilhe este post com mais profissionais para que vocês possam discutir sobre o assunto e não deixe de acompanhar mais aprendizados por aqui. Caso você tenha se conectado com a minha filosofia de mentoria, podem fazer contato comigo .

Contato


Capitalismo Consciente - Eliane Davila