Início     Sobre     Blog     Projetos     Contato    

Eliane Davila - Conteúdo | Inovação | Empreendedorismo

Escutar com toda potência interior

Escutar é como que encontrar sentido nas palavras. É mais profundo que ouvir. Ultimamente venho tentando escutar mais do que ouvir. Escutar é colocar-se em um movimento generoso com o outro e comigo mesmo.

Escutar é uma habilidade a ser desenvolvida pelo ser humano para o encontro da empatia. Sintonizar a frequência da escuta. Perceber que o processo de entender o outro e a você mesmo exige entrega. Noto que poucos dedicam tempo a entender os outros e a si mesmos. Noto que os valores que regem a conduta de alguns não tem nada a ver com a suas crenças e valores. Vivemos em um mundo onde todos gritam, chamando a atenção, buscando reconhecimento e cultivando o ego que as deixa mais confortáveis com seu mundo sem escuta.

Quando direcionamos nossa mente a entender o que se passa co m o outro e com a gente mesmo, um milagre acontece. É como se o espelho da vida revelasse nossos esconderijos mais secretos. Os outros não são mais os outros, pois fazem parte de mim também. É curioso, mas acredito que o fato de escutar com toda nossa potência, libera nossas forças femininas de compreender e de se colocar no lugar do outro, processo que acontece, independente do gênero.

É como que nossos ouvidos fossem nossas forças femininas e os olhos nossas formas masculinas. Inalar e exalar, eis que voltamos a um dos mais primitivos atos humanos, a respiração. Respirar é a primeiro ato que realizamos na vida e este ato nos acompanhará até nosso último suspiro. No entanto, a escuta é aprendida, é um hábito que vamos aperfeiçoando ao longo da vida.

A porta está aberta para aqueles que querem escutar e não apenas ouvir. Muitas pessoas têm medo de dar o primeiro passo, pois é um campo de incertezas ali. Não sabemos o que vamos encontrar, na verdade. O que sabemos é que esse processo mudará você. Sua identidade será transformada, sua forma de ver o mundo se alterará.

Sempre tive comigo que viver é ousar, é sair da zona de conforto, é evoluir como ser humano. Assim, o processo de escuta tornou-se uma forma de consciência, uma forma de ligação espiritual que está me conduzindo a lugares que nunca transitei, mas que estão promovendo uma revolução interior que está potencializando o que tenho de melhor em mim mesmo e me fazendo ver o brilho e sombra de cada pessoa, não com tom de julgamento, mas no intuito de compreender o ser humano de uma forma mais ampla.

E você, já vivenciou o processo de escuta em sua vida?

Contato


Capitalismo Consciente - Eliane Davila