Início     Sobre     Blog     Projetos     Contato    

Eliane Davila - Conteúdo | Inovação | Empreendedorismo

Criatividade em aplicações Blockchain

Você quer conhecer exemplos práticos da criatividade em aplicações Blockchain? Um texto fácil e simples de entender para você aprender como funcionam as aplicações inovadoras baseadas em Blockchain.

Nesse post, eu vou escrever some algumas aplicações criativas utilizando Blockchain. Agora que você já sabe o que é Blockchain, por meio do meu primeiro post, vamos explorar a prática dessa tecnologia. Vamos ver as inovações que estão acontecendo no mundo que utilizam a tecnologia Blockchain.

O que as pessoas querem hoje é transparência – as pessoas querem credibilidade; um produto ou serviço que elas podem confiar. A tecnologia Blockchain cai como uma luva nesse requisito. A possibilidade de se ter uma blockchain pública mostra a transparência e confiabilidade de um negócio. Com isso, as pessoas sabem que a informação é acessível e verdadeira pelas várias características dessa tecnologia. Relembrando o post “O que é Blockchain?” vamos listar algumas das grandes vantagens:

  • Informações distribuídas: as informações que foram validadas e aceitas pelo consenso da rede, são distribuídas para milhares de servidores;
  • Anti-fraude: a manipulação de uma informação já incluída iria desencadear um erro de rede, onde os outros servidores iriam sobrepor a informação errada;

Existem muitas aplicações criativas utilizando Blockchain, justamente para passar essa transparência e confiabilidade que é uma forte característica dessa tecnologia.

Abaixo, vou listar algumas aplicações criativas desenvolvidas utilizando Blockchain. Algumas delas eu já utilizo e outras conheci por meio de minhas pesquisas e estudos nessa área. Existem muitas start-ups que estão utilizando Blockchain em seus projetos.

Veja a criatividade em aplicações Blockchain em alguns exemplos:

Steemit

Steemit é uma plataforma de blog e stream de video (dTube) que está sendo muito utilizada por blogueiros de todo o mundo, justamente por sua segurança e confiabilidade. Muitos que utilizam essa plataforma, já foram banidos de plataformas centralizadas como o Youtube, WordPress, ou Blogger e perderam todos seus trabalhos. Ao migrar para plataformas distribuídas, esses bloggers têm a certeza de que seus trabalhos estarão online para sempre.

A plataforma de blog Steemit utiliza o conceito open-source e distribuído. Ao postar um texto, foto ou vídeo no Steemit, seu conteúdo será validado e incluído na Blockchain. Relembrando o conceito, significa que seu conteúdo será distribuido entre vários servidores e estará disponível para sempre, 100% do tempo.

Se um dos computadores utilizados pela plataforma Steemit é desligado, milhares de outros estarão ligados com a sua informação cadastrada. O processo é transparente ao usuário final e a garantia e segurança é enorme.

O melhor de tudo é que a plataforma Steemit possui um sistema de monetização inovador e muito lucrativo. A plataforma oferece vários meios de monetização dos blogs incluindo a curadoria de conteúdo, publicação, doação, e o token interno que se chama STEEM. Vale a pena conferir!

Steemit: um blog criativo baseado em Blockchain - Criatividade em aplicações Blockchain
Steemit: um blog criativo baseado em Blockchain

Minds

Minds é uma rede social muito parecida com o Facebook, mas com grandes vantagens em termos de monetização e segurança. Sim, eu falei monetização!

O Minds é projetado em código-aberto e utiliza a Blockchain para a segurança e estabilidade das informações. Um dos grandes destaques do Minds é sem dúvida a possibilidade dos participantes serem monetizados em diversas formas.

A plataforma permite vídeo, blog, e fotos. A newsfeed é muito similar a do Facebook, mas com a grande diferença de oferecer blog e canal de vídeo e ainda ter suporte a conteúdo pago. Criadores de conteúdo podem cobrar de sua audiência um valor mensal para acessar seus conteúdos.

Uma rede social muito criativa e interessante.

Minds - rede social que oferece monetização a seus participantes - Criatividade em aplicações Blockchain
Minds – rede social que oferece monetização a seus participantes

OpenSea

OpenSea é um marketplace para cripto-colecionáveis (crypto-collectibles), que são gráficos únicos ou criados em quantidade limitada para serem comercializados na internet. Existem colecionadores de cripto-colecionáveis que entram no site e compram suas exclusividades. Os cripto-colecionáveis são incluidos de forma única na Blockchain, podem somente pertencer a uma pessoa por vez. O mercado de cripto-colecionáveis existe para suprir essa demanda.

Os cripto-colecionáveis estão somente online e você usa dinheiro real para comprá-los. O site OpenSea é um “eBay” de cripto colecionáveis. Esses gráficos podem ser animais, também chamados de “CryptoKitties“, personagens, desenhos variados, e tudo que se pode imaginar em termos de gráficos. Com esse projeto podemos ver a criatividade em aplicações Blockchain em um ambiento inovador.

E para você que pensa que cripto colecionáveis é besteira, fique sabendo que existem itens sendo vendidos por mais de U$1000.000!

OpenSea - market place para crypto colecionáveis - Criatividade em aplicações Blockchain
OpenSea – market place para crypto colecionáveis

Ujo

Ujo é um projeto especialmente desenvolvido para ajudar músicos a deixarem a burocracia e exploração da indústria da música para serem compensados de forma justa. A plataforma permite que os músicos registrem suas obras e vendam-as direto a sua audiência (peer-to-peer).

Quando alguém compra uma música ou um álbum inteiro, o artista recebe seu pagamento quase que instantaneamente. No caso de ter financiamento de pessoas, todos que contribuoram com a obra irão receber dividendos proporcionais a seu investimento.

Os fundadores do serviço reforçam que mesmo se o site deixar de existir, as obras registradas estarão para sempre na Blockchain.

Música - compartilhamento, venda, e colaboração para músicos sem intermediários.
Música – compartilhamento, venda, e colaboração para músicos sem intermediários,

BitRights

BitRights é um serviço voltado ao registro e licenciamento de trabalhos artísticos. Por exemplo, um desenhista, artista plástico, escritor, músicos, fotografo, ou outro profissional das artes podem registrar seus trabalhos na Blockchain e estipular termos de licença (preço e como o trabalho poderá ser utilizado). Através do smart contract, o cliente pode licenciar o uso dos trabalhos.

Voltado para o licenciamento de conteúdos criativos, o profissional envia seus trabalhos digitais e acessa um certificado de propriedade e de licença usando a Blockchain. Pode-se definir os termos de uso, preço e até mesmo o número de vezes que o trabalho poderá ser licenciado.

O profissional cria seu perfil na plataforma com todos seus trabalhos disponíveis e conecta sua conta bancária para uma monetização quase que instantânea ao licenciar um de seus trabalhos.

Criatividade em aplicações Blockchain

Muitas Outras Aplicações Criativas

Esses foram somente alguns exemplos. Existem dezenas de start-ups iniciando suas atividades todos os meses oferecendo inovação em serviços para facilitar sua vida com o uso da tecnologia Blockchain. O que mais podemos citar:

Cripto-Arte

Cripto-arte é algo que está crescendo muito entre museus e leilões de arte. Diferente da start-up que oferece cripto colecionáveis (arte criativa virtual na Blockchain), a área de cripto-arte atua com obras de arte reais que podem estar dentro de um museu, em qualquer lugar do mundo. Com a pandemia do coronavírus, muitos museus iniciaram a expor suas obras pela internet. Essa tecnologia inovadora, permite aos visitantes entrarem no museu e andar pelos corredores apreciando quadros e esculturas. Isso foi um avanço nessa área que está ajudando o museu e seus visitantes.

Com a aplicação Cripto-art, um museu poderia, por exemplo, precisar fazer a restauração de uma obra muito valiosa. Investidores de todo o mundo podem colaborar com essa restauração, aplicando seu dinheiro nessa obra. Com isso, o investidor se torna sócio (ou parte de um grupo de proprietários dessa obra). Após a restauração concluida, o preço da obra irá valorizar e os investidores podem vender sua participação ou aguardar até a obra ser vendida e receber lucros proporcionais ao valor investido.

Smart Contracts

Contratos Inteligentes - Smart Contracts - Blockchain

Os Smart Contracts (contratos inteligentes) são contratos digitais que possuem condições e poder de auto executar alguma tarefa. Podem ser utilizado em várias circunstâncias como na área financeira, seguro, compra/venda, e muito mais. A grande vantagem dos Smart Contracts é o poder de atuar diretamente entre as partes envolvidas, sem precisar nenhum intermediário externo.

Por exemplo, alguém pode fazer um contrato de venda de seu carro. O comprador e vendedor incluem as condições: preço e burocracia de transferência da documentação. Quando todas condições forem cumpridas, o contrato irá se auto-executar-se e realizar o processamento final que seria passar o carro vendido para o nome do comprador. Caso as condições de venda não forem cumpridas, o contrato não se valida e não executa o processo de venda.

Aqui a criatividade em aplicações Blockchain é voltada para solucionar problemas diários que a burocracia na área do direito pode ocasionar. Sem intermediários, peer-to-peer, com a transparência e confiabilidade da tecnologia Blockchain.

Loterias

Uma das maiores reclamações e desconfianças dos apostadores de loterias é justamente como o sorteio é executado. As loterias baseadas em blockchain solucionam esse problema e agora apostadores podem ter certeza que estão jogando em uma loteria confiável.

Como funciona? Lembra das hash’s que são geradas a cada transação na Blockchain? (Falei isso no meu post “O que é Blockchain”). A Hash é uma sequência de números e letras que são gerados de acordo com a informação que foi incluída na Blockchain. Cada combinação de palavras e números irá gerar uma hash diferente, o que significa que é impossível adivinhar a próxima hash.

A loteria em Blockchain, define que o número vencedor será os quatro últimos números da hash que irá ser publicada na Sexta-feira às 15h.

Impossível de prever ou adivinhar para fraudar a loteria. A segurança e confiabilidade da Blockchain mais uma vez, garante a veracidade das informações que podem ser conferidas pessoalmente pelos apostadores.

Saúde

A área da saúde está muito presente em vários projetos Blockchain. Existe um projeto que me chamou muita atenção que se baseia em cadastrar tudo referente a saúde de uma pessoa: medicamentos que toma regularmente, procedimentos já feitos, patologias que já teve, tendências que possui, exames, tratamentos, enfim… tudo referente a saúde. Essas informações ficam armazenadas na Blockchain de forma privada, permitindo que somente pessoas que tenham autorização do paciente tenham acesso. Isso facilitaria no caso de atendimento por um médico que não conhece o paciente. Nesse mesmo caso, custos de cirurgias e outros procedimentos poderiam ser enviados e compartilhados diretamente com a seguradora do paciente como forma de prova.

Alimentação

O setor de alimentação está com um projeto que inicia com um teste na área de frutos do mar envolvendo criadores, distribuidores e restaurantes. A ideia e manter um arquivo do histórico desde a criação dos peixes até a chegada em um restaurante. Com isso, o chef responsável de um restaurante, de frutos do mar ou sushi, poderá acessar toda trajetória do salmão. Como exemplo exemplo, podemos citar onde o salmão foi criado; como se alimentou; diagnóstico de tratamento; venda e armazenamento na distribuidora; compra pelo restaurante; transporte, etc… Por meio de uma simples leitura de um código , poderá ser possível acessar todo o histórico do produto.

Criatividade em aplicações Blockchain para modernizar o mundo

A internet moderna permite que você contrate/compre/venda ativos que são utilizados no mundo físico. Esses ativos são codificados e armazenados na Blockchain e são públicos e distribuídos ficando claro que pertence a você. Uma forma de proteção de suas informações e compras que você faz, inibindo fraudes e roubos.

A blockchain está inovando a maneira em que as pessoas fazem negócios, eliminando intermediários e a burocracia. Essa tecnologia já está transformando vários setores e é um avanço que não têm volta. As pessoas buscam por confiabilidade e transparência – exatamente o que a Blockchain oferece.

Como você pode ver, a criatividade em aplicações Blockchain podem ser vistas em vários projetos que já estão ativos. Existem muitos outros acontecendo e com certeza irei menciona-los em posts futuros.

Continue lendo nossa área de Blockchain para as últimas novidades e inovações dessa tecnologia.

Contato


Capitalismo Consciente - Eliane Davila